top of page

Acerca de

14 - Síndrome da Dor Complexa Regional 2.jpg

Síndrome da Dor Complexa Regional

A Síndrome da Dor Complexa Regional (SDCR) é uma condição crônica de dor que está geralmente ligada a uma lesão, acometendo principalmente os braços e as pernas. As causas estão relacionadas a danos no sistema nervoso periférico e central. As principais características para reconhecer a SDCR são dores prolongadas ou excessivas, alterações na cor da pele, temperatura e inchaço na área afetada.

Os tratamentos mais indicados e eficazes são:

Terapia de Reabilitação – Exercícios pensados para manter o membro lesionado em movimento, o que melhora o fluxo sanguíneo e diminui os sintomas da SDCR.

Psicoterapia – A condição é frequentemente associada a sintomas psicológicos, levando pacientes que possuem a síndrome a desenvolver depressão, ansiedade ou transtorno de estresse pós-traumático, o que pode aumentar a percepção da dor.

Medicamentos – Há opções eficazes para o tratamento da SDCR, especialmente quando a doença é diagnosticada no início.

Estimulação da Medula Espinhal – Com eletrodos estimulantes colocados na coluna, perto da medula espinhal, o paciente pode sentir uma sensação de formigamento na área dolorida, seguido de um grande alívio. Para isso é preciso realizar um pequeno procedimento de implante das peças que serão conectadas aos eletrodos. Eles podem ser ligados e desligados e ajustados por meio de um controlador externo.

bottom of page